Os quadros como espaços de infotenimento: uma análise do JMTV 1ª. edição

Autores

  • Camilla Quesada Tavares Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  • Frida Medeiros Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.10

Resumo

O ponto central desta pesquisa baseia-se em compreender como o infotenimento se apresenta nos quadros do telejornal JMTV 1ª edição, de Imperatriz, no Maranhão. O trabalho é embasado por conceitos de Gomes (2009; 2011), Dejavite (2006), Belém (2015; 2017) e discorre sobre as transformações e adaptações no telejornalismo para atender às exigências do público. Dentre essas alterações está o surgimento de um modelo híbrido, o infotenimento. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma análise de conteúdo quantitativa de 151 edições dos quadros fixos do JMTV exibidos em 2018, que correspondem ao corpus da pesquisa. À vista disso, argumentamos que os quadros são espaços de excelência para que determinadas temáticas sejam discutidas com mais profundidade em relação aos VTs factuais.

Biografia do Autor

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Professora adjunta da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta
Grossa (UEPG) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). Coordenadora da Imprensatriz - Empresa Júnior de Jornalismo (UFMA). Editora da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF). Desenvolve pesquisas sobre a atuação profissional, crise do jornalismo, cobertura jornalística e comunicação política, com perspectiva regional e de gênero.

Frida Medeiros, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Quesada Tavares, C., & Medeiros, F. (2021). Os quadros como espaços de infotenimento: uma análise do JMTV 1ª. edição. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 22(1), 195–218. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.10

Edição

Seção

Artigos | Articles