La comunicación soberana en Georges Bataille: el éxtasis comunicativo de la experiencia interior
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.14Palavras-chave:
Comunicación, Soberanía, Georges Bataille, Posmodernidad, Postestructuralismo.Resumo
El pensamiento de Georges Bataille (1897-1962) es considerado fuente de inspiración para diferentes pensadores que constituyen ejes de referencia obligada en la filosofía de la comunicación desde mediados del siglo XX; postestructuralistas franceses como Michel Foucault (1926-1984); Roland Barthes (1915-1980); Jacques Derrida (1930-2004) y Jean Baudrillard (1929-2007), encuentran en Bataille propuestas conceptuales y ejercicios de crítica cultural, ineludibles para la comprensión de la sociedad de la comunicación actual. Incluso Jürgen Habermas (1929), en su crítica a la posmodernidad titulada El discurso filosófico de la modernidad (1989), considera a Bataille una de las fuentes básicas para la comprensión de las tesis de Baudrillard, Lyotard y Vattimo. Este artículo traza las líneas generales de la reflexión batailleana sobre la comunicación y su incidencia en la discusión actual sobre los medios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
