Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH)
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p74-98Palavras-chave:
Instagram, Zero Hora, ConvergênciaResumo
O presente artigo pretende refletir sobre o emprego do projeto #doleitorZH, idealizado desde 2012 pela marca Zero Hora (@gauchaZH), como ferramenta jornalística participativa no Instagram. A empresa de comunicação analisada costuma interligar os seus conteúdos em múltiplas plataformas – jornal impresso, jornal digital, aplicativo para dispositivos móveis e, mais recentemente, o site GaúchaZH, em parceria com a Rádio Gaúcha –, mostrando ter se adaptado ao contexto da convergência. Para chegar ao propósito, usou-se o método análise de conteúdo com a intenção de observar as apropriações dos usuários/leitores na rede social mencionada. Assim, os resultados indicam que ocorre a interação do público, sendo a maioria das publicações no feed do perfil @gauchaZH no aplicativo, durante o mês de novembro de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.