Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH)

Autores

  • Larissa Cantuária Lucena Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ivan Bomfim Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p74-98

Palavras-chave:

Instagram, Zero Hora, Convergência

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre o emprego do projeto #doleitorZH, idealizado desde 2012 pela marca Zero Hora (@gauchaZH), como ferramenta jornalística participativa no Instagram. A empresa de comunicação analisada costuma interligar os seus conteúdos em múltiplas plataformas – jornal impresso, jornal digital, aplicativo para dispositivos móveis e, mais recentemente, o site GaúchaZH, em parceria com a Rádio Gaúcha –, mostrando ter se adaptado ao contexto da convergência. Para chegar ao propósito, usou-se o método análise de conteúdo com a intenção de observar as apropriações dos usuários/leitores na rede social mencionada. Assim, os resultados indicam que ocorre a interação do público, sendo a maioria das publicações no feed do perfil @gauchaZH no aplicativo, durante o mês de novembro de 2017.

Biografia do Autor

Larissa Cantuária Lucena, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá. Mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com bolsa Capes. E-mail: larissacantuaria8@gmail.com.

Ivan Bomfim, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, doutor e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (UEPG/CNPq). E-mail: ivanbp17@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-02-04

Como Citar

Lucena, L. C., & Bomfim, I. (2019). Utilização do projeto #doleitorZH como instrumento participativo no Instagram da marca Zero Hora (@gauchaZH). Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(17), 74–98. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n17p74-98

Edição

Seção

Artigos | Articles