Cotidiano e Recepção no Meio Rural: Um Estudo Etnográfico entre Agricultores Familiares Goianos
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p94-115Palavras-chave:
Estudo de recepção, Estudos Culturais, Agricultura familiar, Rural, Observação etnográfica.Resumo
O presente artigo apresenta pesquisa sobre o cotidiano e a recepção de mídia entre agricultores familiares do município de Itapuranga (GO). Com o objetivo de compreender a realidade do campo e sua relação com a mídia, a pesquisa lança mão da observação etnográfica e se estrutura a partir dos Estudos Culturais e dos estudos de recepção. O trabalho caracteriza a vida rural a partir dos seguintes elementos: roça, cotidiano, família, condições de vida e de sua relação com a mídia e o exercício da cidadania. Por meio da imersão, foi possível verificar, entre outros elementos: o papel do trabalho e da comercialização de alimentos como elementos determinantes do cotidiano; a função assumida por cada membros da família rural; e a maneira como o agricultor familiar incorpora a mídia em seu cotidiano – revelando a forma como se dá a negociação de sentido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
