Dispositivo Prefs: a configuração de um espaço interacional entre atores e instituição nas redes sociais digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p30-51

Palavras-chave:

dispositivo, Prefeitura de Curitiba, interação, redes sociais digitais, midiatização.

Resumo

A aproximação conceitual com base na observação empírica das estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba nas redes sociais digitais entre 2013 e 2016 busca definir o “dispositivo Prefs” como um conjunto de operações comunicacionais empreendidas pela instituição e pelos atores em resposta aos objetivos estratégicos da instituição neste ambiente. Apresenta-se componentes e elementos, estratégias, movimentos e arranjos que colaboram para a montagem. Incidem, a partir daí, processos de regulação, disrupção e emergência de novas inteligibilidades. Por fim, considera que a perspectiva comunicacional do objeto é relevante para compreender relações de reconhecimento mútuo, indicadas pelas práticas interacionais entre atores e instituição. O trabalho é desenvolvido em pesquisa de doutorado em andamento e visualiza os processos comunicacionais do objeto sob a ótica de uma sociedade em midiatização.

Biografia do Autor

Eduardo Covalesky Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, educovalesky@gmail.com. Orientado pelo Prof. Dr. Jairo Ferreira. Pesquisa financiada com bolsa Capes-PROEX.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Dias, E. C. (2018). Dispositivo Prefs: a configuração de um espaço interacional entre atores e instituição nas redes sociais digitais. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(16), 30–51. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p30-51

Edição

Seção

Artigos | Articles