Dispositivo Prefs: a configuração de um espaço interacional entre atores e instituição nas redes sociais digitais
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p30-51Palavras-chave:
dispositivo, Prefeitura de Curitiba, interação, redes sociais digitais, midiatização.Resumo
A aproximação conceitual com base na observação empírica das estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba nas redes sociais digitais entre 2013 e 2016 busca definir o “dispositivo Prefs” como um conjunto de operações comunicacionais empreendidas pela instituição e pelos atores em resposta aos objetivos estratégicos da instituição neste ambiente. Apresenta-se componentes e elementos, estratégias, movimentos e arranjos que colaboram para a montagem. Incidem, a partir daí, processos de regulação, disrupção e emergência de novas inteligibilidades. Por fim, considera que a perspectiva comunicacional do objeto é relevante para compreender relações de reconhecimento mútuo, indicadas pelas práticas interacionais entre atores e instituição. O trabalho é desenvolvido em pesquisa de doutorado em andamento e visualiza os processos comunicacionais do objeto sob a ótica de uma sociedade em midiatização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
