A felicidade é logo aqui: discurso e poder na literatura de autoajuda

Autores

  • Geilson Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p72-93

Palavras-chave:

Autoajuda, Discursos da felicidade, Relações de saber e poder.

Resumo

A literatura de autoajuda é um fenômeno que tem como uma das suas principais características o agenciamento de modos de ser e estar. Em seus enunciados, identificam-se regras, propostas de ações que uma vez acatadas, poderão, segundo estes manuais, indicar aos sujeitos o caminho da felicidade. Partindo dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de orientação francesa, são analisados os sentidos produzidos pelo discurso da felicidade na literatura de autoajuda, tomando como recorte empírico de investigação a obra Doze semanas para mudar uma vida (2007), de Augusto Cury. Através de um processo de descrição e interpretação dos enunciados, identificam-se relações de saber e poder (FOUCAULT, 2013), constituídas por discursos pedagógicos, nos quais os autores buscam mostrar-se como detentores de um saber não possuído pelos outros. Tais enunciados instituem regras, como o controle do tempo e o estabelecimento imperativo de modos de ser e estar por meio de ordens do discurso que patologizam os menos felizes.

Biografia do Autor

Geilson Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutorando em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Comunicação Social, Jornalismo, também pela UERN.

Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

de Oliveira, G. F., & da Costa Mendes, M. L. G. (2018). A felicidade é logo aqui: discurso e poder na literatura de autoajuda. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(16), 72–93. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n16p72-93

Edição

Seção

Artigos | Articles