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A interação como potência comunicativa na escola: um estudo sobre a resolução colaborativa de problemas

Lyana Virgínia Thédiga de Miranda, Magda Pischetola

Resumo


O processo comunicativo, entendido como transmissão linear de uma mensagem entre um emissor e um receptor, pode ser associado, na educação, às formas de ensino-aprendizagem que incorporam a mesma estrutura comunicacional. O artigo busca uma compreensão mais profunda dos aspectos relacionais, com foco em uma perspectiva qualitativa e sistêmica da comunicação, cujo centro é o conceito de interação. Com esse escopo, apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em duas escolas públicas em Florianópolis (SC) com foco na resolução colaborativa de problemas (RCP). Como resultado, o estudo demonstra que, ao oportunizar às crianças situações de ensino-aprendizado pautado no entendimento coletivo, na colaboração, e no estimulo da percepção empática, a RCP qualifica-se como uma orientação didática capaz de auxiliar na transformação das práticas pedagógicas, comunicativas e culturais na escola.


Palavras-chave


Comunicação; Interação; Resolução colaborativa de problemas; Tecnologias; Escola

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p149-166