A interação como potência comunicativa na escola: um estudo sobre a resolução colaborativa de problemas
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p149-166Palavras-chave:
Comunicação, Interação, Resolução colaborativa de problemas, Tecnologias, EscolaResumo
O processo comunicativo, entendido como transmissão linear de uma mensagem entre um emissor e um receptor, pode ser associado, na educação, às formas de ensino-aprendizagem que incorporam a mesma estrutura comunicacional. O artigo busca uma compreensão mais profunda dos aspectos relacionais, com foco em uma perspectiva qualitativa e sistêmica da comunicação, cujo centro é o conceito de interação. Com esse escopo, apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em duas escolas públicas em Florianópolis (SC) com foco na resolução colaborativa de problemas (RCP). Como resultado, o estudo demonstra que, ao oportunizar às crianças situações de ensino-aprendizado pautado no entendimento coletivo, na colaboração, e no estimulo da percepção empática, a RCP qualifica-se como uma orientação didática capaz de auxiliar na transformação das práticas pedagógicas, comunicativas e culturais na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.