A interação como potência comunicativa na escola: um estudo sobre a resolução colaborativa de problemas

Autores

  • Lyana Virgínia Thédiga de Miranda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Magda Pischetola Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p149-166

Palavras-chave:

Comunicação, Interação, Resolução colaborativa de problemas, Tecnologias, Escola

Resumo

O processo comunicativo, entendido como transmissão linear de uma mensagem entre um emissor e um receptor, pode ser associado, na educação, às formas de ensino-aprendizagem que incorporam a mesma estrutura comunicacional. O artigo busca uma compreensão mais profunda dos aspectos relacionais, com foco em uma perspectiva qualitativa e sistêmica da comunicação, cujo centro é o conceito de interação. Com esse escopo, apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em duas escolas públicas em Florianópolis (SC) com foco na resolução colaborativa de problemas (RCP). Como resultado, o estudo demonstra que, ao oportunizar às crianças situações de ensino-aprendizado pautado no entendimento coletivo, na colaboração, e no estimulo da percepção empática, a RCP qualifica-se como uma orientação didática capaz de auxiliar na transformação das práticas pedagógicas, comunicativas e culturais na escola.

Biografia do Autor

Lyana Virgínia Thédiga de Miranda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/UFSC)

Magda Pischetola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)

Professora adjunta do departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora do grupo de pesquisa ForTec - Formação docente e Tecnologias. 

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

Thédiga de Miranda, L. V., & Pischetola, M. (2018). A interação como potência comunicativa na escola: um estudo sobre a resolução colaborativa de problemas. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(15), 149–166. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p149-166

Edição

Seção

Artigos | Articles