Ciclanas em rede: um estudo sobre comunicação, mulheres e espaço urbano

Autores

  • Elane Abreu de Oliveira UFCA
  • Paulo Victor Barbosa de Sousa UFC

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p41-57

Palavras-chave:

Comunicação, Mulheres, Cidade, Redes sociais, Bicicleta.

Resumo

Ciclanas, coletivo ciclofeminista que atua na relação da mulher com a cidade a partir da bicicleta, é referência na cidade de Fortaleza. Buscando entender como as ferramentas de comunicação e interação auxiliam este grupo em seus propósitos, concentramo-nos em investigar o modo como ele se articula por meio do Facebook. Para esta pesquisa, realizamos uma observação direta e aplicamos questionários de perguntas abertas com mulheres que fazem parte do coletivo. Além disso, desenvolvemos uma discussão teórica sobre a relação da mulher e a cidade, bem como sobre a conexão entre redes digitais, espaço e comunicação. As respostas coletadas na pesquisa indicam uma sensação de pertencimento a uma coletividade, seja por conta das interações em rede, seja pelos encontros nas ruas, evidenciando uma produção mútua entre comunicação e espaço.

Biografia do Autor

Elane Abreu de Oliveira, UFCA

Professora do Curso de Jornalismo da UFCA. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Paulo Victor Barbosa de Sousa, UFC

Professor do Curso de Design Digital - Campus Quixadá. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Oliveira, E. A. de, & de Sousa, P. V. B. (2018). Ciclanas em rede: um estudo sobre comunicação, mulheres e espaço urbano. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(15), 41–57. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2018n15p41-57

Edição

Seção

Artigos | Articles