O consumo da telenovela pelos pentecostais: entre tensões e negociações

Autores

  • Rita Matos Universidade Federal da Bahia
  • Catiane Souza Universidade Federal da Bahia, Instituto Federal da Bahia.
  • Priscila Chéquer Universidade Federal da Bahia
  • Caio Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p177-193

Palavras-chave:

Telenovela, Circulação, Religião, Midiatização, Assembleia de Deus.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal discutir as tensões e negociações presentes no processo de reconhecimento da telenovela entre os fiéis das Igrejas Assembléias de Deus. Gênero televisivo comumente “demonizado” pelos fiéis desta denominação, as telenovelas frequentemente aparecem como tema nos discursos desses religiosos, fazendo surgir o interesse sobre a temática. O corpus de análise se origina de entrevistas com fiéis das Assembleias de Deus, membros de duas famílias residentes em Salvador – Bahia, para a coleta de dados utilizamos o instrumento metodológico Histórias de Família. Para análise tomamos como fundamentação teórica os postulados de Eliseo Verón e Fausto Neto sobre o fenômeno Midiatização e sobre o conceito de Circulação discursiva.

Biografia do Autor

Rita Matos, Universidade Federal da Bahia

Professora Doutora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos/UFBA, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, CULT.

Catiane Souza, Universidade Federal da Bahia, Instituto Federal da Bahia.

Doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA/ Campus Salvador.

Priscila Chéquer, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), pesquisadora no CEPAD (Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso), Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA), bacharel em Comunicação Social - Rádio e TV (UESC).

Caio Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA).

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Matos, R., Souza, C., Chéquer, P., & Barbosa, C. (2017). O consumo da telenovela pelos pentecostais: entre tensões e negociações. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 177–193. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p177-193

Edição

Seção

Dossiê | Dossier