Trabalho e mídia: construções discursivas sobre o universo do trabalho no Brasil em conteúdos jornalísticos
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p355-376Palavras-chave:
Cultura, Jornalismo, Trabalho, Relações sociais.Resumo
Com base em conceitos e princípios do pensamento bakhtiniano, este artigo analisa construções discursivas a respeito do trabalho e do trabalhador em editoriais de veículos de comunicação que versam sobre uma suposta improdutividade do brasileiro e também em reportagens sobre pessoas em situações de trabalho degradantes. Nos dois cenários analisados, demonstra-se que o trabalho assume relevância central, mas fica sujeito à racionalidade do crescimento econômico unidirecional, submisso ao capital. Já o trabalhador, peça substituível de uma engrenagem que não pode parar, é percebido como algo do qual se precisa extrair a cada dia mais rendimentos ou alguém que, pontualmente, precisa ser defendido de um sistema que, de forma contraditória, pressupõe intensificação laboral e condições mínimas de trabalho.
Palavras-chave: Linguagem; Trabalho; Mídia e trabalho; Trabalhador; Dialogismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.