Um espectador-pesquisador: Alberto Nahum García Martínez e o estudo acadêmico sobre séries televisivas na Espanha

Autores

  • Anderson Lopes da Silva Universidade de São Paulo [USP]

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p279-293

Palavras-chave:

Séries, Pesquisa acadêmica, TV, Streaming, Zumbis sentimentalizados.

Resumo

Esta entrevista traz o pesquisador Alberto Nahum García Martinez (Universidade de Navarra, Espanha) discutindo a importância da pesquisa acerca de séries televisivas no cenário académico espanhol e, de forma específica, discute dois dos temas que têm atraído sua atenção nas obras mais recentes do mercado audiovisual: a questão da emoção nas séries e a figura peculiar dos “mortos-vivos/zumbis sentimentalizados” como um fenómeno das produções televisivas. Por fim, como pano de fundo das discussões sobre as séries de TV, são trazidos ao debate assuntos como a glocalização e as novas lógicas de produção, distribuição, exibição e consumo de audiovisual em plataformas de streaming.

Biografia do Autor

Anderson Lopes da Silva, Universidade de São Paulo [USP]

Jornalista [FACNOPAR].

Especialista em Comunicação, Cultura e Arte [PUCPR].

Mestre em Comunicação [PPGCOM-UFPR].

Doutorando em Ciências da Comunicação [PPGCOM - ECA/USP].

Membro do GELiDis (Grupo de Estudos Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação), da ECA USP/CNPq, e do NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção Seriada), da UFPR/CNPq.

Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Silva, A. L. da. (2017). Um espectador-pesquisador: Alberto Nahum García Martínez e o estudo acadêmico sobre séries televisivas na Espanha. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(13), 279–293. https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p279-293

Edição

Seção

Entrevista | Interview