Pedagogias e públicos das formações a distância. Alguns pontos históricos

Autores

  • Viviane Glikman Enseignant-chercheur en Sciences de l’éducation

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p119-147

Palavras-chave:

Dispositivos instrumentalizados, Formação aberta e a distância, Formas pedagógicas, Ponto de vista dos estudantes, Tecnologias educativas.

Resumo

Este artigo parte de uma intervenção de Genviève Jacquinot sobre “a história das formas pedagógicas em FAD/FOAD” no Grupo de Estudos – história da formação de adultos (Gehfa), em 2013. Ele faz simplesmente uma ilustração do que ela evoca nesta ocasião  a propósito dos públicos de formações abertas e a distância e de suas relações  com os modos de formação no plano pedagógico e tecnológico. Sob esta ótica, ele recorre a trabalhos que fizemos sobre os usos e os utilizadores de dispositivos instrumentalizados de formação a distância e alimenta esses propósitos com citações extraídas de entrevistas realizadas neste contexto e ainda não publicadas formalmente. O objetivo central é portanto de trazer alguns esclarecimentos sobre as percepções de diversos modelos de EAD para os aprendizes, dos quais queremos aqui ser porta vozes.

Biografia do Autor

Viviane Glikman, Enseignant-chercheur en Sciences de l’éducation

Enseignant-chercheur en Sciences de l’éducation

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Glikman, V. (2016). Pedagogias e públicos das formações a distância. Alguns pontos históricos. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(12), 119–147. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p119-147

Edição

Seção

Dossiê | Dossier