Pedagogias e públicos das formações a distância. Alguns pontos históricos
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p119-147Palavras-chave:
Dispositivos instrumentalizados, Formação aberta e a distância, Formas pedagógicas, Ponto de vista dos estudantes, Tecnologias educativas.Resumo
Este artigo parte de uma intervenção de Genviève Jacquinot sobre “a história das formas pedagógicas em FAD/FOAD” no Grupo de Estudos – história da formação de adultos (Gehfa), em 2013. Ele faz simplesmente uma ilustração do que ela evoca nesta ocasião a propósito dos públicos de formações abertas e a distância e de suas relações com os modos de formação no plano pedagógico e tecnológico. Sob esta ótica, ele recorre a trabalhos que fizemos sobre os usos e os utilizadores de dispositivos instrumentalizados de formação a distância e alimenta esses propósitos com citações extraídas de entrevistas realizadas neste contexto e ainda não publicadas formalmente. O objetivo central é portanto de trazer alguns esclarecimentos sobre as percepções de diversos modelos de EAD para os aprendizes, dos quais queremos aqui ser porta vozes.
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