O papel das rádios comunitárias no contexto de desenvolvimento sociopolítico local no Paraná

Autores

  • Rozinaldo Antonio Miani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p53-74

Palavras-chave:

Rádio comunitária, Desenvolvimento sociopolítico local, Poder popular, Participação, Paraná.

Resumo

Em especial, na última década, as rádios comunitárias têm desempenhado um papel estratégico de fundamental importância nos processos de desenvolvimento e fortalecimento sociopolítico das comunidades e das organizações sociais locais, apesar dos desvios e equívocos políticos que, sabidamente, algumas dessas emissoras têm cometido em suas práticas. No estado do Paraná são mais de duas centenas de rádios comunitárias com concessão e em plena atividade, e outras dezenas aguardando licença para funcionamento, potencializando a atuação comunitária e ampliando as formas de participação e poder popular. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é verificar a presença das rádios comunitárias no referido estado, bem como refletir sobre a importância da atuação dessas emissoras de rádio na perspectiva do desenvolvimento sociopolítico local e da construção do poder popular.

Biografia do Autor

Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Pós-Doutorado pela ECA/USP. Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (CNPq).

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Miani, R. A. (2017). O papel das rádios comunitárias no contexto de desenvolvimento sociopolítico local no Paraná. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(13), 53–74. https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p53-74

Edição

Seção

Artigos | Articles