Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio

Autores

  • Debora Cristina Lopez
  • Luana Viana
  • Ticiane Kárita Alves
  • Laís Stefani Ferreira
  • Priscila Francielle dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p181-198

Palavras-chave:

Rádio, Audiência, Mediamorfose, Convergência.

Resumo

O presente artigo busca, a partir de um percurso histórico-descritivo, desenhar o perfil da audiência radiofônica no cenário da convergência. Para isso, construímos uma revisão de literatura organizada a partir dos marcos da história do meio, observando a importância da audiência na definição de sua essência, de seu conteúdo e de suas características. Trata-se de um olhar quase ensaístico, em que se busca compreender o fenômeno a partir de seu contexto. O estudo, que integra a primeira etapa de um projeto mais amplo, indica uma reversão na relação entre o rádio e sua audiência, passando de uma lógica verticalizada para outra inicialmente horizontalizada, que contempla sujeitos mais ativos e menos contemplativos.

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Linha de Pesquisa "Comunicação, Educação e Formações Socioculturais". Integra o Grupo de Pesquisa "Comunicação e Cultura Ciber (Click)"

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

Cristina Lopez, D., Viana, L., Kárita Alves, T., Stefani Ferreira, L., & Francielle dos Santos, P. (2015). Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(10), 181–198. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p181-198

Edição

Seção

Dossiê | Dossier