Mídia pública no Brasil: do estatal ao não-comercial

Autores

  • Guilherme Gonçalves Carvalho Uninter

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p49-72

Palavras-chave:

Mídia pública, Brasil, Comunicação, Público.

Resumo

Propõe-se uma releitura conceitual de “mídia pública” no Brasil, considerando três elementos preliminares para a construção desse artigo: a produção acadêmica ligada diretamente ao tema considerando as análises de diferentes casos nacionais, o “empréstimo” da teoria sobre a esfera pública e a esfera privada de Habermas. Consideramos como terceiro elemento as leituras sobre a realidade política brasileira. A partir da revisão bibliográfica e da teorização do tema, elaboramos o que consideramos como uma proposta conceitual para mídia pública no Brasil que procura uma definição mais abrangente, partindo de questões estruturais.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves Carvalho, Uninter

Doutor pela Unesp (2012) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Atualmente é professor de jornalismo do Centro Universitário Uninter e da Universidade Federal do Paraná. É autor de diversos artigos e dos livros A representação da CUT nos governos Lula (2003-2010) e Vozes da consciência. 

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Carvalho, G. G. (2016). Mídia pública no Brasil: do estatal ao não-comercial. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(11), 49–72. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p49-72

Edição

Seção

Artigos | Articles