Análise Textual de Material Audiovisual: Uma Metodologia para Estudo de Programação de TV Comunitária

Autores

  • Fabiana da Costa PEREIRA Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Ivete Trevisan FOSSÁ Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37989

Palavras-chave:

Análise textual, Material audiovisual, Programação, TV Santa Maria, TV comunitária.

Resumo

Para analisar a grade da TV Santa Maria no que tem de comunitário em sua programação recorreu-se à análise textual de material audiovisual proposta por Casetti e Chio (1999), como metodologia de estudo. Mais do que apontar a presença das temáticas comunitárias, possibilitou considerar os atores/sujeitos presentes na programação, na produção e na narrativa televisiva. Nesse sentido, objetiva-se apresentar o desenvolvimento da metodologia, apropriada em uma perspectiva particular, pelo estudo empírico da programação da TV Santa Maria, uma TV comunitária que ocupa o canal 20 da Net, na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. Com grade de programação variada e no ar 24 horas por dia, com produção local, envolve diferentes segmentos da comunidade em uma diversidade de temáticas e propostas. 

Biografia do Autor

Fabiana da Costa PEREIRA, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Comunicação - Relações Públicas pela UFSM, especialista em Comunicaçaõ e Projetos de Mídia pelo Centro Universitário Franciscano, Mestre em Comunicação Midiática pela UFSM, Doutoranda do PPGCOM –UFSM, Professora do Curso de Comunicação da UNISC, email: fabicp@terra.com.br

Maria Ivete Trevisan FOSSÁ, Universidade Federal de Santa Maria

Orientadora do trabalho, Professora Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática - UFSM, Tutora PET Ciências Sociais Aplicadas, email: fossa@terrac.com.br

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

PEREIRA, F. da C., & FOSSÁ, M. I. T. (2015). Análise Textual de Material Audiovisual: Uma Metodologia para Estudo de Programação de TV Comunitária. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(9). https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37989

Edição

Seção

Artigos | Articles