Evolução e Desenvolvimento de Personagens de Sitcoms: Uma Análise de Rachel Green, do Seriado Friends (1994-2004)

Autores

  • Rafael José BONA FURB - Universidade Regional de Blumenau; UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Marina Meneguzzi BALDISSERA UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37794

Palavras-chave:

Friends, Sitcom, Personagem, Rachel Green.

Resumo

O artigo faz uma análise da personagem Rachel Green, da comédia de situação (sitcom) Friends (1994-2004). A pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva. Foram selecionados 10 episódios, sendo um de cada temporada. Os critérios utilizados para análise foram os seguintes: a narrativa ABC, os tipos de conflitoe a estruturação técnica e dramática de umasitcom. Em relação à personagem, foram observados os seguintes aspectos: suas características físicas, sociais e psicológicas, sua vida interior e exterior, o tipo de personagem, e os arquétipos que desempenha. Os resultados alcançados apontam para uma reflexão eanálise do processo evolutivo e de desenvolvimento de um personagem, dentro de um produto midiático, em formato televisivo seriado.

Biografia do Autor

Rafael José BONA, FURB - Universidade Regional de Blumenau; UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutorando em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre em Educação (FURB). Professor do Departamento de Comunicação, da FURB (Universidade Regional de Blumenau), e do Ceciesa-CTL, da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí).

Marina Meneguzzi BALDISSERA, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

BONA, R. J., & BALDISSERA, M. M. (2015). Evolução e Desenvolvimento de Personagens de Sitcoms: Uma Análise de Rachel Green, do Seriado Friends (1994-2004). Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(9). https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37794

Edição

Seção

Artigos | Articles