Ciência e Jornalismo: Apontamentos Sobre as Ideias de Boaventura de Sousa Santos para a Compreensão do Jornalismo

Autores

  • Jorge Kanehide IJUIM Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i7.36297

Palavras-chave:

Ciência e jornalismo, Fundamentos do jornalismo, Epistemologia do jornalismo, Boaventura de Sousa Santos.

Resumo

As bases para o jornalismo moderno foram estabelecidas no século XIX, quando a imprensa institucionalizou-se como empresa de comunicação. Essa transformação aconteceu no clima e na circunstância do pensamento científico moderno. O presente trabalho, de caráter ensaístico, apresenta alguns apontamentos advindos da pesquisa que realizei na Universidade de Coimbra (2012-2013) e visou aprofundar o conhecimento sobre o pensamento científico contemporâneo, em especial nas ideias de Boaventura de Sousa Santos. Como um estudo teórico-prático, recorri ao método filosófico (FOLSCHEID e WUNENBURGER, 1997) para mergulhar nos escritos do autor. Em decorrência, procuro averiguar como o pensamento de Santos pode contribuir para a construção de uma crítica aos modelos de jornalismo atuais – ainda com evidência nos preceitos da ciência moderna.

Biografia do Autor

Jorge Kanehide IJUIM, Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal); professor de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

IJUIM, J. K. (2014). Ciência e Jornalismo: Apontamentos Sobre as Ideias de Boaventura de Sousa Santos para a Compreensão do Jornalismo. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(7). https://doi.org/10.5380/am.v1i7.36297

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Ciência