JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS

Authors

  • Suely SCHERER
  • Claudia Steffany da SILVA MIRANDA UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32484

Keywords:

jogo virtual, (re)construção de conceitos, escola.

Abstract

O estudo apresentado neste artigo tem por objetivo propor reflexões sobre o uso de jogos virtuais nas escolas, com foco na (re)construção de conceitos de diferentes áreas. O jogo virtual pode ser considerado um importante recurso de aprendizagem na escola, pois possibilita que o aluno vivencie desafios e tenha feedbacks a cada tomada de decisão no jogo. No entanto, discute-se que para que o jogo virtual seja um recurso de aprendizagem na escola, o seu uso deve ser planejado pelo professor para que os alunos aprendam algum conceito ou procedimento, a partir da mediação do professor ao longo do processo. Também é necessário propor ações na escola para discutir as mensagens e contramensagens presentes no contexto do jogo.

Author Biographies

Suely SCHERER

Professora e pesquisadora na área de Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, atuando principalmente nas seguintes linhas: educação a distância, informática na educação, educação matemática e formação de professores. Possui doutorado em Educação (Currículo) na linha de Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Claudia Steffany da SILVA MIRANDA, UFMS

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2012). Tem experiência na área de Educação Matemática e tecnologias digitais, com pesquisas relacionadas á temática de jogos virtuais e aprendizagem com uso de computador. Possui experiência em tutoria à distância e atualmente atua como professora na rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul.

Published

2013-10-25

How to Cite

SCHERER, S., & da SILVA MIRANDA, C. S. (2013). JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(5). https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32484

Issue

Section

Dossiê Comunicação e Mídias Sociais na Educação