ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA

Autores

  • Sérgio Luiz GADINI

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i4.32451

Palavras-chave:

mídia cidadã, inclusão cultural, literacia midiática.

Resumo

Do Norte ao Sul do Brasil, do Velho Mundo às economias emergentes, uma constatação parece marcar o cotidiano de milhões de pessoas: o acesso facilitado, ainda que parcial e por compras em prestações, aos bens de consumo informativo criou em milhões de usuários uma espécie de ilusão (quase) cidadã, gerada pela expectativa de que ‘estar conectado’ deixaria o contribuinte mais perto de serviços e mesmo produtos, que até pouco tempo pareciam restritos a uma pequena parcela da população. Entre a promessa de inclusão ao consumo e a identificação utilitária e social destes produtos informativos reside o desafio da mídia em (re)pensar o que se entende por condição de cidadania. Entra, aqui, um conceito que visa contribuir para ampliar as condições de acesso e capacidade de compreensão informativa pelos usuários de tais produções: literacia midiática. A partir de alguns exemplos, situações contraditórias e indicadores sociais, o presente texto sugere desafios críticos para construir meios, de fato, voltados à condição de cidadania.

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Como Citar

GADINI, S. L. (2012). ENTRE A ESCOLA E A INCLUSÃO AO CONSUMO: OS DESAFIOS DA CIDADANIA. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(4). https://doi.org/10.5380/am.v1i4.32451

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Educação