INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Glaucia da SILVA BRITO Universidade Federal do Paraná
  • Paulo NEGRI FILHO Centro Universitário Internacional Uninter

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32415

Palavras-chave:

currículo de Comunicação Social, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), graduação em Comunicação Social, ensino superior, tecnologia e comunicação social.

Resumo

Como o Parecer CES 492/2001 do Ministério da Educação não evidencia como as tecnologias devem ser inseridas no currículo de Comunicação Social, este estudo propõe uma reflexão a partir de metodologia em quatro fases, pesquisando estudantes, professoras, coordenadora e o currículo de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Curitiba-PR que oferta as habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Os resultados permitem identificar a precariedade na abordagem tecnológica durante todo o curso e, em especial, na disciplina específica que trata da temática.

Biografia do Autor

Glaucia da SILVA BRITO, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distancia e formação do professor, inclusão digital.

Paulo NEGRI FILHO, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutorando em Ciências da Comunicação - CAPES 5 (Unisinos), mestre em Educação - CAPES 5 (UFPR), especialista em Comunicação Visual em Mídias Interativas (Unopar) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Imesa). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão e Imprensa, atuando principalmente nos seguintes temas: Audiovisual, Tecnologia da Informação e Comunicação, Comunicação Corporal, Mídia Eletrônica, Mídia Impressa e Arte. Coordenador do curso de Publicidade, Propaganda e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter. Coautor do livro 'Produzindo textos com "velhas" e "novas" tecnologias' com a Prof. Dr. Gláucia da Silva Brito. Pesquisador do grupo de pesquisa "TV Digital no Brasil"

Downloads

Publicado

2013-10-25

Como Citar

BRITO, G. da S., & NEGRI FILHO, P. (2013). INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(5). https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32415

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Mídias Sociais na Educação