A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO

Autores

  • Eliza Bachega CASADEI UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32170

Palavras-chave:

reportagem, narrativa, redes sociais, fontes, legitimação.

Resumo

A partir do estudo dos noticiários, é possível perceber um aumento sensível e progressivo no número de reportagens que utilizam as redes sociais como fonte para a composição das notícias nos últimos anos. O presente artigo busca discutir justamente esse processo de legitimação das redes sociais como fontes autorizadas a partir da perspectiva dos códigos padrões de narração historicamente marcados que os jornalistas utilizam para contar as suas estórias, em um entrecruzamento entre as ideias de Michel de Certeau, Paul Ricoeur e Roland Barthes. Estudaremos a noção de que esse aumento se deve a um reposicionamento dos valores jornalísticos em voga (que colocam essas fontes dentro das fronteiras do aceitável) e tem consequências visíveis na escrita e na estruturação do relato jornalístico enquanto técnica enunciativa.

Biografia do Autor

Eliza Bachega CASADEI, UNESP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP). Mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em jornalismo pela ECA-USP. Email: elizacasadei@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

CASADEI, E. B. (2013). A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(5). https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32170

Edição

Seção

Demanda Contínua