FORA DE FOCO: UMA ANÁLISE DA COBERTURA MIDIÁTICA SOBRE AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i3.27789Palavras-chave:
Fundamentos do jornalismo, Humanização na narrativa jornalística, Pessoas em situação de rua, Rede Globo, ClarínResumo
Este artigo apresenta uma análise crítica à abordagem jornalística dos meios de comunicação de massa brasileiros quando os protagonistas dos fatos são pessoas em situação de rua. Busca-se, desta forma, evidenciar a humanização na narrativa jornalística e seu oposto: a desumanização dos relatos. O método adotado foi a análise de conteúdo. Para isso, analisamos algumas reportagens veiculadas na mídia em que é possível perceber a adoção de termos inadequados e a apuração descontextualizada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.