Open Journal Systems

EU, PROFESSOR DO MUNDO: A INTERCULTURALIDADE E AS PRÁTICAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DO UnB IDIOMAS

Carla Mary Silva Eloy, Eduardo Dias da Silva

Resumo


Por meio de uma análise  documental, apresentamos, nesta pesquisa   qualitativa, um recorte do trabalho desenvolvido pelos  profissionais de linguagem, nativos e  não nativos do Centro Universitário de Línguas da Universidade de Brasília (Programa Permanente de Extensão – UnB Idiomas), com o intuito de observar qual o  entendimento  que eles têm a respeito da interculturalidade e também se os aspectos socioculturais integram  suas  práticas reflexivas no ambiente escolar como elementos essenciais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), tendo como base o período de 2010-2014. Após análises dos relatórios finais dos cursos, percebemos que tanto o entendimento como a prática dos profissionais analisados refletem o trabalho/pesquisa desenvolvido ao longo do período pelos supervisores acadêmicos do UnB Idiomas no que tange à formação continuada e em grupo e quanto às observações e discussões coletivas, visando não só o melhoramento do Programa como também o aperfeiçoamento dos profissionais de LE do UnB Idiomas.


Palavras-chave


Interculturalidade; Práticas reflexivas; UnB Idiomas; Línguas Estrangeiras

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i1.48959