Open Journal Systems

Supervisão pedagógica em uma escola de idiomas: espaços de reflexão?

Francisco Carlos Fogaça, Telma Nunes Gimenez

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo investigar possibilidades e limites da abordagem reflexiva de supervisão e de formação continuada em uma rede de franquias de ensino de inglês. A fundamentação teórica está centrada no estudo de modelos de formação de professores e de supervisão pedagógica e na abordagem reflexiva de formação docente. A pesquisa envolveu dois coordenadores pedagógicos e duas professoras, sendo analisadas oito sessões de feedback durante quatro meses. O modelo de supervisão predominante nas sessões teve características diretivas, com pouco espaço para reflexão. O estudo aponta para a necessidade de se considerar fatores institucionais na adoção da abordagem reflexiva de formação e de supervisão, para que esta não perca sua natureza transformadora.


Palavras-chave


modelos de supervisão; formação continuada; coordenador pedagógico; abordagem reflexiva; franquia de idiomas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i1.24069