Reações Pós-Traumáticas em Crianças: Como, Por Que e Quais Aspectos Avaliar?

Autores

  • Luiziana Souto Schaefer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Beatriz de Oliveira Meneguelo Lobo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alice Einloft Brunnet Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Christian Haag Kristensen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.30294

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, transtornos de estresse pós-traumáticos, fatores de risco, criança

Resumo

A vivência de eventos traumáticos nos primeiros anos de vida impacta o desenvolvimento infanto-juvenil
em diferentes níveis, com repercussões psicológicas, neurobiológicas e sociais. Este artigo discutiu a
avaliação clínica das reações pós-traumáticas em crianças e adolescentes, incluindo questões relacionadas
à manifestação dos sintomas, às consequências a longo prazo e aos instrumentos de avaliação
disponíveis. Foi apresentado um modelo ilustrativo dos fatores de risco para o Transtorno de Estresse
Pós-Traumático em crianças. Concluiu-se que a avaliação precoce é fundamental para a detecção de
fatores de risco e indicação de diferentes intervenções, servindo como fonte de prevenção secundária.

Biografia do Autor

Luiziana Souto Schaefer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga (PUCRS). Doutora em Psicologia (CAPES-PUCRS). Mestre em Psicologia (CNPq-PUCRS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Cognição, Emoção e Comportamento” do PPG em Psicologia da PUCRS. Perita Criminal/ Psicóloga do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS)

Beatriz de Oliveira Meneguelo Lobo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga (PUCRS). Mestre em Psicologia/Cognição Humana (CNPq-PUCRS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Cognição, Emoção e Comportamento” do PPG em Psicologia da PUCRS.

Alice Einloft Brunnet, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga (PUCRS). Mestranda em Psicologia/Cognição Humana (PUCRS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Cognição, Emoção e Comportamento” do PPG em Psicologia da PUCRS.

Christian Haag Kristensen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo. Doutor em Psicologia (UFRGS). Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Pós-graduação de Psicologia da PUCRS. Coordenador do grupo Cognição, Emoção e Comportamento.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Schaefer, L. S., Lobo, B. de O. M., Brunnet, A. E., & Kristensen, C. H. (2016). Reações Pós-Traumáticas em Crianças: Como, Por Que e Quais Aspectos Avaliar?. Interação Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.30294

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura