Reações Pós-Traumáticas em Crianças: Como, Por Que e Quais Aspectos Avaliar?
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.30294Palavras-chave:
Avaliação psicológica, transtornos de estresse pós-traumáticos, fatores de risco, criançaResumo
A vivência de eventos traumáticos nos primeiros anos de vida impacta o desenvolvimento infanto-juvenil
em diferentes níveis, com repercussões psicológicas, neurobiológicas e sociais. Este artigo discutiu a
avaliação clínica das reações pós-traumáticas em crianças e adolescentes, incluindo questões relacionadas
à manifestação dos sintomas, às consequências a longo prazo e aos instrumentos de avaliação
disponíveis. Foi apresentado um modelo ilustrativo dos fatores de risco para o Transtorno de Estresse
Pós-Traumático em crianças. Concluiu-se que a avaliação precoce é fundamental para a detecção de
fatores de risco e indicação de diferentes intervenções, servindo como fonte de prevenção secundária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.