CONCEITOS E MÉTODOS DE CONTROLE DO ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO NO PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

Autores

  • MARCOS VIERIRA DA SILVA Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • CASSIA INÊS LOURENZI FRANCO ROSA Universidade Estadual de Maringá
  • EDUARDO VALÉRIO DE BARROS VILAS BOAS Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v27i1.14955

Palavras-chave:

PROCESSAMENTO MÍNIMO, ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO, MÉTODOS COMBINADOS. MINIMALLY PROCESSING, ENZYMATIC BROWNING, COMBINED METHODS.

Resumo

Esta revisão de literatura teve como objetivo abordar o controle do escurecimento enzimático de frutas e hortaliças minimamente processadas. A ação das enzimas polifenoloxidase (PPO) e peroxidase (POD), o papel dos substratos fenólicos e as alterações nutricionais e sensoriais resultantes dessa ação foram tratados nesse artigo, bem como os métodos de controle aplicáveis ao processamento mínimo de vegetais. Os estudos revisados evidenciaram que a PPO e a POD afetam negativamente a cor dos produtos minimamente processados, e também podem reduzir o seu valor nutricional. A forma mais eficiente de controlar esse problema é a combinação entre métodos físicos e químicos por evitar o uso de tratamentos individuais mais severos, que poderiam prejudicar a aparência e a textura dos vegetais. Avanços tecnológicos na conservação pós-colheita e a crescente procura por vegetais minimamente processados são determinantes para estimular a pesquisa aplicada para o controle do escurecimento enzimático, podendo resultar em menores perdas nesse segmento de mercado.

Downloads

Publicado

2009-08-12

Como Citar

DA SILVA, M. V., ROSA, C. I. L. F., & VILAS BOAS, E. V. D. B. (2009). CONCEITOS E MÉTODOS DE CONTROLE DO ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO NO PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 27(1). https://doi.org/10.5380/cep.v27i1.14955

Edição

Seção

Artigos