Melipona Honey: Scientific Visibility and Research Opportunities
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98426Resumo
A análise bibliométrica é uma técnica que aplica ferramentas matemáticas e estatísticas para avaliar as inter-relações e os impactos das publicações, dos autores, das instituições e dos países numa área de investigação específica. Até à data, foram realizados vários estudos que informam sobre as tendências de publicação da análise bibliométrica em especialidades de investigação; no entanto, nenhum estudo foi realizado especificamente sobre o mel de Melipona. Assim, o objetivo deste estudo foi estabelecer o panorama cienciométrico do mel de abelhas do gênero Melipona ao longo do tempo. Para tanto, foi escolhida a base de dados Scopus, considerando o alto impacto dos artigos. Foram selecionados artigos de 2012 a 2022, escritos em inglês, que abordassem os termos “Melipona” e “Honey”. Foram recuperados 314 artigos, sendo o Brasil a principal fonte de autoria, seguido do México e dos Estados Unidos. As principais palavras-chave foram mel, Brasil, produtos alimentícios, abelha, pólen e meliponinae. O destaque foi para as propriedades físico-químicas, microbiológicas e biológicas do mel de M. subnitida, M. scutellaris e M. quadrifasciata. Os temas mais investigados foram o mel, os produtos alimentares, os antioxidantes e os agentes antibacterianos. Os temas emergentes foram Melipona, amostras de mel, propriedades físico-químicas e regiões áridas. Os temas básicos e recorrentes não foram descobertos. Foram estudados os cinco biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa). Cerca de 90 espécies foram exploradas (20% da estimativa de espécies de abelhas sem ferrão neotropicais). Esses resultados destacam o foco científico limitado no gênero Melipona e identificam uma oportunidade significativa para pesquisas futuras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











