Melipona Honey: Scientific Visibility and Research Opportunities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98426

Resumo

A análise bibliométrica é uma técnica que aplica ferramentas matemáticas e estatísticas para avaliar as inter-relações e os impactos das publicações, dos autores, das instituições e dos países numa área de investigação específica. Até à data, foram realizados vários estudos que informam sobre as tendências de publicação da análise bibliométrica em especialidades de investigação; no entanto, nenhum estudo foi realizado especificamente sobre o mel de Melipona. Assim, o objetivo deste estudo foi estabelecer o panorama cienciométrico do mel de abelhas do gênero Melipona ao longo do tempo. Para tanto, foi escolhida a base de dados Scopus, considerando o alto impacto dos artigos. Foram selecionados artigos de 2012 a 2022, escritos em inglês, que abordassem os termos “Melipona” e “Honey”. Foram recuperados 314 artigos, sendo o Brasil a principal fonte de autoria, seguido do México e dos Estados Unidos. As principais palavras-chave foram mel, Brasil, produtos alimentícios, abelha, pólen e meliponinae. O destaque foi para as propriedades físico-químicas, microbiológicas e biológicas do mel de M. subnitida, M. scutellaris e M. quadrifasciata. Os temas mais investigados foram o mel, os produtos alimentares, os antioxidantes e os agentes antibacterianos. Os temas emergentes foram Melipona, amostras de mel, propriedades físico-químicas e regiões áridas. Os temas básicos e recorrentes não foram descobertos. Foram estudados os cinco biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa). Cerca de 90 espécies foram exploradas (20% da estimativa de espécies de abelhas sem ferrão neotropicais). Esses resultados destacam o foco científico limitado no gênero Melipona e identificam uma oportunidade significativa para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Elisana Julek, PostGraduation Program In Veterinary Sciences, Federal University of Parana

Possui graduação em Medicina Veterinária - CESCAGE (2018), por meio de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela - FMS/PG (2021). Residência Técnica em Economia Rural - UNIOESTE, na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (2023). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias - UFPR (2023). Especialização em Ciências de Dados na Administração Pública - UFSM (2024). Atualmente cursando Doutorado em Ciências Veterinárias - UFPR e MBA em Gestão Pública e Inovação - UNICENTRO.

Suelen Ávila, Program In Food and Nutrition, Federal University of Parana

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2012), Licenciatura em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2022), Especialização em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2018), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UEPG (2014) e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015-2019), com período sanduíche na Universidade de Manitoba - Canadá - CAPES/PDSE (2017) e ELAP (2018-2019). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição na UFPR (2021-2022). Atualmente atua como Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição na UFPR. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase no Controle de Qualidade de Alimentos e desenvolve projetos de pesquisa com foco na caracterização físico-química e microbiológica de alimentos da Sociobiodiversidade e no estudo de compostos bioativos com propriedades biológicas.

Julia Arantes Galvão, Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Departamento de Medicina Veterinária

Inspeção dos produtos de origem animal

Microbiologia dos produtos de origem animal

Publicado

2025-07-07

Como Citar

Julek, E., Ávila, S., & Galvão, J. A. (2025). Melipona Honey: Scientific Visibility and Research Opportunities. Archives of Veterinary Science, 30(2). https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98426