OCCURRENCE OF MYCOPLASMA SPP. IN THE GOLDEN-HEADED LION TAMARIN (LEONTOPITHECUS CHRYSOMELAS) IN SOUTHERN BAHIA, BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v30i1.97591

Resumo

A presença e o potencial zoonótico de Mycoplasma spp. já foram identificados em primatas de diferentes regiões do mundo. Informações sobre as consequências desses parasitas para a saúde de primatas não humanos, especialmente aqueles ameaçados de extinção, como o mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), são escassas na literatura. O assunto requer maior atenção, pois pode contribuir para ações de conservação da espécie. Assim, o objetivo principal do estudo foi investigar a presença de Mycoplasma spp. em amostras de sangue submetidas à PCR para o gene 16S rRNA de 21 micos-leões-da-cara-dourada que vivem em ambientes antropicamente alterados no sul da Bahia, Brasil. Adicionalmente, foram avaliados os parâmetros hematológicos dos animais infectados. Dos animais avaliados (n=21), 38% foram positivos para Mycoplasma spp. nos ensaios de PCR, apresentando identidade entre 88% e 99% para essa bactéria. Não houve diferença entre animais positivos e negativos para Mycoplasma spp. em relação aos parâmetros hematológicos avaliados. Os dados mostram que Mycoplasma spp. está presente no mico-leão-da-cara-dourada do sul da Bahia, o que pode ter implicações para a saúde animal e pública.

Biografia do Autor

Thaise Costa, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), lecionando as disciplinas Anatomia Veterinária e Comportamento Animal. Doutora em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2019), com Doutorado Sanduíche pela University of Bristol (Reino Unido). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012) e especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens e Exóticos pela Faculdade Qualittas (2021).

Uillians Volkart de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia. Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia. Possui Doutorado Sanduíche pelo Instituto de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras, Portugal. Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Experiência como Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Experiência em docência nas seguintes disciplinas: Bioética e deontologia veterinária, Imunologia, Parasitologia humana, Parasitologia Veterinária, Microbiologia geral, Microbiologia Veterinária, Laboratório Clínico Veterinário, Enfermidades parasitárias do animais domésticos e Enfermidades infecciosas dos animais domésticos. 

Alexandre Dias Munhoz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(1997), mestrado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2000), doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2004) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). Atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva. Atuando principalmente nos seguintes temas:Neosporose, Neospora caninum, bovinos. 

Kristel Myrian De Vleeschouwer , Royal Zoological Society of Antwerp

Possui graduação em Biologia (University Of Ghent 1991), graduação em Biologia (especialização Zoologia) (University Of Antwerp 1993) e doutorado em Ciências (University Of Antwerp 2000). Atualmente é Coordenador de Projeto BioBrasil do Centro de Pesquisa e Conservação do Royal Zoological Society Of Antwerp, colaboradora da Universidade Estadual de Santa Cruz e pesquisadora associada de University Of Antwerp. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento e Ecologia Animal e Biologia de Conservação, atuando principalmente no seguinte tema: comportamento animal.

Leonardo de Carvalho Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), PhD em Biologia pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos (2010) e Pós-doutorado (CAPES/PNPD) no Departamento de Ecologia da UFRJ. Tem experiência na área de Ecologia e conservação, com ênfase em Primatas e agrofloresta. Atua principalmente nos seguintes temas: Primatas, pequenos mamíferos, Mata Atlântica, agrofloresta e conservação. Atualmente é Professor Adjunto 4 do Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ).

Paula Luize Camargos Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2010-2014). Possui mestrado e doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016 e 2021 respectivamente). Durante o mestrado e doutorado realizou a caracterização, evolução e controle de genomas mitocondriais de fungos filamentosos, identificação e caracterização de genomas virais através do sequenciamento de metagenomas e transcritomas e estudos de diversidade de micro-organismos através de metodologias dependente e independente de cultivo. Durante o pós-doutorado, tem desenvolvido pesquisas voltadas para a caracterização genômica e epidemiologia molecular de SARS-CoV-2. Tem experiência nas áreas de microbiologia, micologia, virologia, biologia molecular, metagenômica, genômica, transcritômica e epidemiologia molecular.

Selene Siqueira da Cunha Nogueira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Titular/Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. Etóloga, Bióloga (1986) pela Universidade de Santo Amaro com mestrado (1992) e doutorado em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997). Pós-doutorado na University of Hawaii at Manoa, EUA (2005- 2016, bolsa CNPq). Atuou como professora visitante junto a Universté de Liège (2016, bolsa UdL) e University of Bristol (2017-2018, bolsa CAPES). Atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt 2016-2018) e vice-presidente (2018-2020). Membro da Câmara de Avaliação e Assessoramento em Ciências Biológicas e Meio Ambiente da FAPESB (2021-atual). Consultora da Agencia Nacional de Promoción de la Investigación, el Desarrollo Tecnológico y la Innovación-Fondo para la Investigación Científica y Tecnológica (FONCyT), Argentina (2020-atual). Membro dos especialistas em Peccarídeos da IUCN e das sociedades internacionais Animal Behaviour e International Society for Applied Animal Behaviour. Tem experiência na área de Etologia, com ênfase em comportamento social, temperamento, cognição e bem-estar animal e comunicação animal. Recebeu prêmio André Buldgen Bedim Prize - PRIZE NON-CONVENTIONAL BREEDING AND MINI LIVESTOCK. ITM Colloquium Antwerp, Belgium and BEDIN-2012

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Costa, T., Volkart de Oliveira, U., Dias Munhoz, A., Myrian De Vleeschouwer , K., de Carvalho Oliveira, L., Camargos Fonseca, P. L., & Siqueira da Cunha Nogueira, S. (2025). OCCURRENCE OF MYCOPLASMA SPP. IN THE GOLDEN-HEADED LION TAMARIN (LEONTOPITHECUS CHRYSOMELAS) IN SOUTHERN BAHIA, BRAZIL. Archives of Veterinary Science, 30(1). https://doi.org/10.5380/avs.v30i1.97591

Edição

Seção

Doenças Infecciosas e Zoonoses