ASPECTOS CLÍNICOS DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NA CIDADE DE FORTALEZA, CE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i3.9679Palavras-chave:
Leishmania chagasi, Leishmania infantum, cães, diagnósticoResumo
A leishmaniose visceral é uma antropozoonose muito importante no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo realizar a descrição clínica de 21 cães naturalmente acometidos por leishmaniose visceral na cidade de Fortaleza, Ceará. O diagnóstico de leishmaniose visceral foi realizado por meio de exames sorológicos. As alterações mais freqüentes foram as dermatológicas, seguidas por emaciação, hiporexia, linfadenomegalia e apatia. Também foram observadas alterações oculares, esplenomegalia, artrite, onicogrifose, emese, miosite, desidratação, epistaxe e comprometimento do sistema urinário.
Downloads
Como Citar
CAMINHA, A. E. Q., & SOTO-BLANCO, B. (2008). ASPECTOS CLÍNICOS DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NA CIDADE DE FORTALEZA, CE. Archives of Veterinary Science, 13(3). https://doi.org/10.5380/avs.v13i3.9679
Edição
Seção
Short Communications
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.