CONTAGEM DE COLIFORMES TOTAIS E PRESENÇA DE LISTERIA MONOCYTOGENES EM SUPERFÍCIES DE CORTE DE CARNES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v27i2.86383Palavras-chave:
alimento, doença, higienização, patógenoResumo
As doenças causadas por patógenos veiculados por alimentos compõem consideráveis causas de morbimortalidade mundial, logo a avaliação da exposição dos alimentos a contaminantes microbianos torna-se essencial. Diante disso, objetivou-se avaliar se a inadequada conservação de superfícies de corte de carnes associada a não adoção das Boas Práticas Higiênicas (BPH) em açougues de supermercados influenciam na contagem de coliformes totais e presença de Listeria monocytogenes. Para isso, foram realizadas verificações in loco das superfícies de corte de açougues de dois supermercados de Piraquara – PR, aplicados checklists de verificação em BPH e realizado coleta de amostras para contagem de coliformes totais e pesquisa de L. monocytogenes. Observou-se que as superfícies de corte de ambos os supermercados se apresentavam desgastadas, e que apesar de apresentarem bom estado de higiene, identificaram-se falhas no procedimento de higienização. Ambos os estabelecimentos apresentaram resultados inadequados para coliformes totais, não sendo identificada L. monocytogenes. Apesar disso, nas três análises da superfície de corte do segundo estabelecimento isolou-se outras espécies de Listeria spp. Os resultados indicam que a má conservação das superfícies, associada a não adoção das BPH, podem ser consideradas fatores de risco para a contaminação dos alimentos, demandando ações educativas em saúde e treinamentos para os manipuladores de alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.