SEMIOLOGIA VETERINÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE ESSA METODOLOGIA EM SEU APRENDIZADO – ESTUDO PILOTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v27i2.85955Palavras-chave:
covid-19, educação a distância, educação veterinária, habilidades clínicasResumo
O método de Educação a Distância - EaD (e-learning) foi adotado por grande parte das Instituições de Ensino Superior como alternativa às paralisações acadêmicas devido à pandemia COVID-19. Essa conjuntura produz novas dificuldades nos cursos de graduação, especialmente nos que detém parcela significativa de conteúdo prático, como ocorre na Medicina Veterinária. Esse trabalho tem o objetivo de iniciar uma análise sobre a percepção dos alunos acerca do ensino EaD na disciplina de Semiologia Veterinária, além do seu aprendizado e de suas expectativas. Foram utilizados três questionários anônimos para obter informações acerca das expectativas dos alunos e suas condições de acesso em relação à EaD, conhecer a preferência no método de avaliação e sua eficácia na fixação do conteúdo. Além disso, foi possível conhecer a opinião desses alunos após a conclusão da disciplina e aspectos gerais de saúde referente ao período da pandemia. O trabalho auxilia, através de respostas diretas, a levantar aspectos positivos e negativos trazidos pelos alunos, na discussão do ensino de habilidades práticas veterinárias na EaD. Os dados obtidos neste trabalho visam auxiliar as práticas didáticas em disciplinas do curso de medicina veterinária, bem como ajustar o treinamento e a adesão ao uso de ferramentas digitais de forma complementar ao ensino presencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.