OCORRÊNCIA DA ESPOROTRICOSE HUMANA E FELINA EM PIRAQUARA, PARANÁ, BRASIL: UM ALERTA PARA A EXPANSÃO DA DOENÇA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v27i4.84666Palavras-chave:
infecção por Sporothrix, vigilância epidemiológica, ZoonosesResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar a ocorrência e o perfil epidemiológico da esporotricose humana e felina no município de Piraquara, Paraná, Brasil. Foram analisadas as fichas de casos humanos e felinos, notificados entre os anos de 2017 e 2021 pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde do município em estudo. Os dados obtidos foram tabulados e analisados em planilhas do programa de software Microsoft Excel® e, por meio do software de sistema de informação geográfica QGIS® (versão 3.16.14), foram construídos mapas de georreferenciamento dos casos de esporotricose felina para determinação da distribuição espacial da doença no município. Foram identificados 30 casos humanos da doença, onde, 66,7% (n=20) eram do sexo feminino e a média de idade foi de 41 anos. Foi identificado que 83,3% (n=25) dos casos eram tutores de gatos positivos para esporotricose. Piraquara teve o pico da doença em 2021, demonstrado pela proporção por prevalência de 14,5 casos por 100.000 habitantes. Foram registrados 334 casos de esporotricose felina, dos quais, 61,7% (n=206) eram gatos machos. Os desfechos se caracterizam, sumariamente, em 45,2% (n=151) altas e 26,6% (n=89) óbitos. Com o georreferenciamento observa-se a disseminação da doença com o surgimento de novas áreas com número expressivo de casos e uma grande área quente, indicando uma consolidação da transmissão entre os gatos. Com base nestes achados é necessário que ações sejam realizadas para conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância desta doença, focando além da guarda responsável de animais, na garantia do acesso pela população aos serviços de vigilância da esporotricose e a realização de ações intersetoriais a fim de conter o avanço de casos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.