OCORRÊNCIA DE Salmonella sp. EM CARNE DE FRANGO NA ÚLTIMA DÉCADA: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v1i1.84617Palavras-chave:
aves, continentes, microrganismo.Resumo
A carne de frango e seus derivados estão entre os principais alimentos envolvidos em infecções alimentares causadas pela Salmonella spp. Nos últimos anos houve um aumento global no consumo de carne de aves, com destaque pela alta produção e seu baixo custo. Neste estudo, a ocorrência de Salmonella spp. foi investigada por meio de levantamento de dados publicados sobre o tema entre 2010 e 2021 em todo o mundo. Os continentes que apresentaram maiores índices de positividade foram: Ásia (35,53%), seguido da África (33,31%), Europa (17,54%) e América do Norte e Central (14,24%). A América do Sul, de acordo com os trabalhos avaliados, foi o continente que apresentou a menor ocorrência, com 9,51% de amostras positivas para Salmonella spp. Não foram obtidos dados da Oceania. Os sorovares Typhimurium e Enteritidis foram os mais detectados nos continentes, sendo que os mesmos possuem uma importância em casos de salmonelose em humanos e também estão relacionados com perdas econômicas. Os dados encontrados mostraram que, ao longo do tempo, a prevalência de Salmonella tem sido constante, mesmo com todos os controles realizados no campo e indústria. Estudos e conhecimento sobre os mecanismos de persistência deste agente bem como as ferramentas para seu controle são ainda necessários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











