AVALIAÇÃO DA PREDISPOSIÇÃO DE CADELAS E GATAS PARA A NEOPLASIA MAMÁRIA EM MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i3.81077Palavras-chave:
animais de companhia, câncer de mama, fatores de riscoResumo
O objetivo deste estudo foi identificar fatores epidemiológicos que pudessem predispor os animais de companhia de municípios do Rio de Janeiro ao desenvolvimento do câncer de mama, bem como analisar a contribuição do médico-veterinário na prevenção da doença. Para isto, foram avaliados questionários respondidos por tutores em campanha de conscientização sobre o câncer de mama em cadelas e gatas para identificação de fatores predisponentes e de risco à doença, acesso aos cuidados veterinários e orientações sobre o tema. Foram analisados 1.143 questionários que revelaram a presença de fatores de alta predisposição como a predominância do sexo feminino, da espécie canina e de raças caninas de pequeno porte. Já a baixa média de idade da população estudada foi o único fator que indicou reduzida predisposição. Quanto aos fatores de risco analisados, a predominância de animais não castrados revelou alto risco de desenvolvimento da doença, enquanto a baixa ocorrência de gestação, pseudociese e de uso de contraceptivos não foram fatores de impacto nesta população. E ainda, apenas 29,3% dos tutores que levavam seus animais para atendimento veterinário foram orientados sobre a doença e/ou métodos preventivos como a castração. Conclui-se que a população analisada apresenta alta predisposição ao desenvolvimento de neoplasias mamárias, que deve-se intensificar a capacitação do médico-veterinário para incluir orientações preventivas durante as consultas, ampliar campanhas educativas sobre o tema e as castrações na região de Seropédica e arredores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.