Influência da contagem de células somáticas e bacteriana na associação entre nitrogênio ureico e índice proteína:gordura do leite cru refrigerado
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v27i2.80926Palavras-chave:
CCS, gordura, NUL, proteína, vaca.Resumo
Objetivou-se avaliar a influência da CCS e contagem bacteriana na associação entre NUL e índice proteína:gordura do leite cru refrigerado. Dados sobre os teores de proteína, gordura, lactose, EST, ESD, CCS, NUL e contagem bacteriana foram coletados em um laticínio e submetidos a regressões polinomiais. Observou-se que os teores médios de gordura (3,51%), proteína (3,28%), lactose (4,77%), EST (12,24%), ESD (8,76%), NUL (11,54mg/dL) e CCS (487.820 UFC/mL) estavam em conformidade e a contagem bacteriana média (340.560 céls./mL) não estava em conformidade com legislação brasileira e parâmetros da literatura. Quanto maior o índice proteína:gordura, maior era os teores de NUL (p<0,05). Com o aumento da CCS, os teores de gordura e EST diminuem (p<0,05) e os teores de sólidos desengordurados, proteína e lactose diminuem (p<0,05). Observou-se que a CCS aumenta os teores de NUL e índice proteína:gordura (p<0,05), enquanto que a contagem bacteriana diminui os teores de NUL e índice proteína:gordura. A força de associação da CCS e contagem bacterina com os teores de NUL e índice proteína:gordura foi alta (r = 0,714), demonstrando que CCS e contagem bacteriana corrigem a associação atribuída. Conclui-se que estes dois parâmetros devem ser utilizados na conversão do índice proteína:gordura em NUL para verificar a dieta dos rebanhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











