ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR PARASITOS ZOONÓTICOS NO ENTORNO E INTERIOR DE ESCOLAS MUNICIPAIS NO EXTREMO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v27i2.80884Palavras-chave:
helmintos, protozoários, zoonoses, fezes, animais.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a presença de ovos, cistos e oocistos de parasitos potencialmente zoonóticos, em amostras fecais de cães e gatos no entorno das escolas municipais de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil e em amostras de areia de suas praças de recreação. O material coletado foi proveniente de 41 escolas, dos sete bairros da cidade. As amostras de fezes, foram analisadas através das técnicas coproparasitológicas de Willis Mollay, Faust e Hoffmann, Pons e Janer. A areia, por sua vez, através das técnicas de centrifugo flutuação e de Rugai (1954). Os resultados evidenciaram que das 167 amostras fecais analisadas, 71,3% (119/167) foram positivas para parasitos. Ancylostoma foi o gênero mais prevalente, identificado em 52,1% das amostras, seguido de Trichuris vulpis (19,8%), Giardia spp. (15,0%), Toxocara spp. (9,0%), Dipylidium caninum (4,8%), Cystoisospora spp. (2,4%) e Spirometra sp. (2,4%). Nas areias houve predomínio de Toxocara spp., e Ancylostoma spp., observados em 18,7% e 14,8% respectivamente das praças de recreação. Estes resultados evidenciam a necessidade de práticas que previnam e controlem infecções parasitárias, como a guarda responsável de cães e gatos domiciliados e controle dos animais semidomiciliados ou abandonados, pois a presença destes parasitos nas proximidades e no interior das escolas, constitui um problema de saúde pública, devido a possibilidade de transmissão de zoonoses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











