EFEITO DO PERÍODO DE JEJUM DIURNO E NOTURNO SOBRE OS PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E DE ESTRESSE OXIDATIVO DE CÃES SAUDÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v1i1.80725Palavras-chave:
canino, avaliação laboratorial, ciclo circadianoResumo
Pouco se conhece a influência do ritmo circadiano nos parâmetros laboratoriais caninos. O presente estudo teve como objetivo investigar possíveis alterações que ocorrem nos testes laboratoriais de cães saudáveis após jejum noturno e diurno. Para tal, 20 cães adultos clinicamente saudáveis foram incluídos no estudo. Amostras de sangue venoso foram obtidas às 7h00 (ONF, jejum noturno) e às 19h00 (ODF, jejum diurno) no mesmo dia, após um período de 12 horas de jejum noturno e diurno, respectivamente, para avaliação hematológica, bioquímica e de estresse oxidativo. O eritrograma apresentou redução significativa de hemácias, hemoglobina, hematócrito e volume corpuscular médio (VCM) medido pelo contador de células após ODF. A única alteração observada no leucograma foi redução de linfócitos após ODF. Nenhuma alteração significativa foi observada na contagem de plaquetas, embora diminuição do volume plaquetário médio (VPM) e proteína plasmática total (TPP) tenha sido observada após ODF. ODF causou uma redução significativa do colesterol total, FA, fósforo e triglicerídeos. Nos parâmetros de estresse oxidativo, o ODF reduziu a capacidade oxidante total (COT) e aumentou a peroxidação lipídica. Em conclusão, o tempo de jejum pode influenciar parcialmente os parâmetros hematológicos, bioquímicos e de estresse oxidativo em cães de forma significativa, o que garante a padronização do período de jejum antes dos testes laboratoriais em cães, especialmente em amostras destinadas à pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











