SOROPREVALÊRNCIA DE FEBRE Q EM OVINOS DA CIDADE DE MOSUL, IRAQUE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i3.80227Palavras-chave:
ELISA, Coxiella burnetii, prevalência.Resumo
O presente estudo objetivou a determinação da taxa de prevalência da febre Q em ovinos da cidade de Mosul no norte do Iraque, entre Outubro de 2019 e Janeiro de 2020. Trezentos e trinta amostras de soro foram coletadas e analisadas por kit comercial de ensaio indireto de imunoabsorção enzimática (ELISA) para detectar anticorpos de Coxiella burnetii. O total de 68 animaiss (seroprevalência: 20.6%) apresentou resultados positivos. A partir dos resultados fica entendido que a taxa de prevalência na região leste da cidade de Mosul foi maior que nas outras áreas (28.2%). De acordo com a idade e sexo, a prevalência de ovinos adultos (21.8%) foi maior em fêmeas (21.3%) que animais jovens (19.4%) e machos (19%). Também foi observado que a taxa de infecção em ovelhas que sofreram aborto (26.4%) foi maior que as que não passaram por esse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.