Uso de resfriamento e congelamento para anestesia de cágados Phrynops geoffroanus (Pleurodira: Chelidae) e o estabelecimento da menor temperatura inicial letal
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i2.78134Palavras-chave:
ectotermia, grau de anestesia, hipotermia, manejo humanizadoResumo
O uso de hipotermia para anestesia e eutanásia em indivíduos ectotérmicos tem gerado muitas discussões, especialmente nas últimas quatro décadas, e apesar disso continua hoje como um método que é proibido ou restrito a certos procedimentos. Alguns estudos têm mostrado resultados satisfatórios na obtenção de planos anestésicos, levantando questionamentos sobre a real possibilidade do uso deste método em pesquisas. O objetivo do presente experimento foi determinar o padrão de tempo de anestesia e da menor temperatura inicial letal através do resfriamento e congelamento em cágados da espécie Phrynops geoffroanus. Os cágados chegaram ao grau de anestesia nove em 30 minutos, tornando fácil seu manuseio devido ao relaxamento muscular e, em 80 minutos, alcançaram o grau 11 de anestesia tornando-se insensíveis. A menor temperatura inicial letal demonstrou que 1°C é o congelamento limite a partir do qual o cágado pode retomar sua atividade motora, sendo que temperaturas inferiores levam à morte. A menor temperatura inicial letal foi determinada em 300 minutos independentemente do tamanho ou peso do indivíduo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.