CONTROLE DO Neospora caninum NO SÊMEN DE TOUROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i1.78026Palavras-chave:
antibióticos, bovinos, diluente, neosporose, sêmenResumo
O objetivo do presente estudo foi desenvolver um diluente de sêmen de touros eficiente no controle de Neospora caninum. O teste dos antimicrobianos (experimento 1) - trimetoprim isolado (TRI) e associado a sulfadiazina (SDT) e ao sulfametoxazol (SMT), claritromicina (CLA), eritromicina (ERI), azitromicina (AZI) e clindamicina (CLI) - foi realizado utilizando cultivo celular e avaliado quanto à presença de taquizoítas livres e ao efeito citopático na monocamada. Os antimicrobianos que se mostraram eficazes no controle dos taquizoítos in vitro foram utilizados na preparação do diluente para o sêmen. Cada antimicrobiano foi avaliado quanto à toxicidade dos espermatozóides (experimento 2) sendo 8 grupos (7 grupos receberam antibiótico no diluente, exceto 1 grupo- grupo controle). Em relação à análise morfológica, os grupos SMT e AZI apresentaram mais defeitos de acrossoma e de cauda.Os grupos SDT, SMT e AZI apresentaram valores mais baixos da Velocidade de Trajeto. A Velocidade Progressiva foi menor nos grupos SMT e AZI e a Frequência de Batimentos de cauda também foi menor nos grupos CLI e AZI. Os valores de Velocidade Curvilinear dos grupos SDT, SMT e CLA foram menores. Os grupos SMT, ERI e AZI apresentaram valores mais baixos de Motilidade Total e Motilidade Progressiva. Quanto à citometria de fluxo, os grupos SDT, SMT e AZI apresentaram percentagens maiores de reação acrossomal e membrana plasmática lesada. Os antibióticos que podem ser adicionados ao diluente de sêmen bovino foram clindamicina, claritromicina e trimetoprim.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











