Platynosomum illiciens (TREMATODA: DICROCOELIDAE) EM SAGUI (Callithrix spp.) NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA, RJ - RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.77076Palavras-chave:
diagnóstico molecular, diagnóstico morfológico, diagnóstico parasitológico, primatas não humanos, trematodaResumo
A espécie Platynosomum illiciens é um trematódeo do trato biliar, principalmente de felídeos, tendo sido relatado também em aves e outras espécies de mamíferos como em primatas não humanos. Portadores de uma ampla variação morfológica, o gênero Platynosomum é discutido por diversos autores quanto as suas características morfológicas. O objetivo deste estudo foi identificar e relatar o parasitismo por P. illiciens em um primata não humano do gênero Callithrix que vivia em um Centro de Triagem de Animais Silvestres no município de Seropédica RJ. O diagnóstico foi através de técnicas coproparasitológicas, avaliação morfológica de espécimes adultos recuperados através de necrópsia e análise molecular. A avaliação da amostra fecal foi realizada com as técnicas coproparasitológicas centrífugo flutuação simples com solução de sacarose e sedimentação em formalina-éter. Onde, foram encontrados ovos de coloraçao marrom, ovalados, operculados e com um miracidio em seu interior. A análise morfológica dos ovos indicou as dimensões dos diâmetros maior e menor, respectivamente, como 41,24µm (32,62- 46,76) e 28,13µm (22,05-37,67), com média de 1,79µm de espessura de parede. A análise morfológica dos espécimes adultos foi feita após o animal vir a óbito naturalmente. A mensuração foi feita a partir das medidas de comprimento e largura, respectivamente, do corpo (6013-1367 µm), ventosa oral (418-409 µm), faringe (107-127 µm), acetábulo (403-418 µm), testículo direito (846-470 µm), testículo esquerdo (910-515 µm), ovário (385-281 µm) e bolsa do cirro (500-145 µm). A detecção de DNA do trematódeo foi realizada por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR). As sequências obtidas foram analisadas e comparadas aos isolados disponíveis na base de dados da plataforma GenBank. A análise filogenética indicou que as sequências dos fragmentos de rDNA 18S-ITS1-5.8S amplificadas a partir do trematódeo em questão, mostraram 100% de similaridades nucleotídicas com as sequências do GenBank KU987674 e MH156567 depositadas como derivadas de P. fastosum e P. illiciens recuperadas de fígado de gatos no Vietnã e nos Estados Unidos, respectivamente, concluindo que a espécie analisada se trata do P. illiciens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.