CASUÍSTICA ODONTOLÓGICA DE ANIMAIS SELVAGENS NO LABORATÓRIO DE ODONTOLOGIA VETERINÁRIA DO HV-UFPR ENTRE MARÇO DE 2019 E FEVEREIRO DE 2020
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.77055Palavras-chave:
avaliação oral, cativeiro, condicionamento, zoológico.Resumo
O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (HV-UFPR) é uma unidade de apoio ao atendimento de animais selvagens de vida livre resgatados e de cativeiro. O Hospital assessora órgãos públicos que realizam resgate de animais de vida livre, como o Instituto Água e Terra, e o Zoológico de Curitiba, prestando atendimento veterinário. Esse recurso é importante em vista necessidade de pronto atendimento sem que estas instituições disponham de estrutura hospitalar. O objetivo desse trabalho é de relatar os casos atendidos no período de março de 2019 a fevereiro de 2020 no Laboratório de Odontologia Veterinária do HV-UFPR. Foram atendidos nove animais selvagens, sendo cinco originários de resgate pelo Instituto Água e Terra e quatro do Zoológico de Curitiba. Dentre as espécies atendidas estão quatro primatas, sendo um deles do velho mundo, dois felídeos, dois didelphídeos e um ursídeo. Dentre os animais resgatados, todos apresentaram fraturas dentárias e/ou ósseas e dentre os animais de cativeiro, um apresentava fratura óssea, um apresentava fratura dentária e um caso de doença periodontal grave necessitando de múltiplas extrações. Em todos os animais foi realizada radiografia intraoral digital e avaliação minuciosa da cavidade oral e dos elementos dentários. Foi realizado o procedimento indicado para cada caso. O condicionamento animal para avaliação oral é muito importante em parques zoológicos para prevenção de afecções orais, pois muitas vezes a doença só é notada quando há sinais graves com comprometimento sistêmico. Nos casos de contenção química de animais selvagens, é fundamental realizar todos os exames possíveis, incluindo o exame completo da cavidade oral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.