FAUNA IXODÍDEA DE ANIMAIS SILVESTRES DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL – DADOS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.77040Palavras-chave:
carrapatos, animais selvagens, Amblyomma spp., Haemaphysalis spp., Ixodes spp.Resumo
Os carrapatos são conhecidos por parasitar uma variedade de hospedeiros domésticos e silvestres, incluindo mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Além disso, muitos animais silvestres participam do ciclo epidemiológico de doenças transmitidas por carrapatos. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi identificar as espécies de carrapatos parasitando animais silvestres atendidos no Hospital Veterinário, Universidade Federal do paraná, Curitiba, Brasil. Os carrapatos foram coletados de 28 animais silvestres: uma anta (Tapirus terrestres), um cervídeo (Mazama sp.), um javali (Sus scrofa), dois bugios (Alouatta guariba), duas capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), 9 ouriços-cacheiros (Sphiggurus villosus), quatro tamanduás-mirins (Tamandua tetradactyla), seis gambás (Didelphis spp.), um gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) e um teiú (Tupinambis sp.). Ao todo, foram coletados 115 carrapatos (65 machos, 33 fêmeas e 17 ninfas): Amblyomma aureolatum (1M, 3F, 2N) em dois bugios, um gambá e um gato-mourisco; Amblyomma calcaratum (8M, 2F) em 4 tamanduás-mirins; Amblyomma dubitatum (6M, 1F, 7N) em duas capivaras e um gambá; Amblyomma fuscum (3F) em um teiú; Amblyomma longirostre (28M, 8F, 4N) e Amblyomma parkeri (4M, 3F, 3N) em nove ouriços-cacheiros; Amblyomma ovale (1F) em um javali; Amblyomma sculptum (6M, 7F) em uma anta e um javali; Haemaphysalis juxtakochi (1N) em um cervídeo e Ixodes loricatus (12M, 5F) em cinco gambás. Estudos são necessários para melhor avaliar o papel dessas espécies na epidemiologia das doenças transmitidas por carrapatos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.