ANÁLISE COPROPARASITOLÓGICA DE GAMBÁS-DE-ORELHA-BRANCA PERTENCENTES A ÁREAS URBANAS E RURAIS DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS, NORTE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i2.76985Palavras-chave:
amostra fecal, coccídio, Didelphis albiventris, endoparasitos, helmintos.Resumo
Os gambás são mamíferos sinantrópicos pertencentes ao gênero Didelphis. Possuem uma alimentação generalista, a qual facilita as infecções por diversos agentes parasitários. O convívio próximo com o humano faz com que atuem como disseminadores de agentes patogênicos. O objetivo do estudo foi avaliar por meio de exames coproparasitológicos a diversidade de endoparasitos em D. albiventris amostrados em Canoinhas, Norte Catarinense. Foram analisadas macro e microscopicamente 38 amostras fecais, e destas 89,47% demonstraram positividade para ao menos um endoparasito, sendo 89,47% (34/38) para helmintos e 60,52% (23/38) para protozoários. Foram observados ovos de nematódeos da ordem Strongylida e dos gêneros Cruzia, Trichuris, Aspidodera, Physaloptera, Capillaria e Strongyloides, além de ovos de trematódeos e oocistos de protozoários. Em 38,3% dos animais foram detectados quatro tipos parasitários, demonstrando elevada ocorrência de endoparasitos e que o multiparasitismo é frequente nessa espécie corroborando estudos de diversidade parasitária previamente realizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











