GANHO DE PESO DIÁRIO DE BOVINOS DE CORTE DE TRÊS GRUPOS GENÉTICOS TERMINADOS A PASTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.76853Palavras-chave:
desempenho, genética, nelore puro, Raça.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar três grupos genéticos de bovinos (Nelore puro, ½ Nelore + ½ Charolês e Charolês puro) sobre o ganho de peso diário. Os aninais foram mantidos numa pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu, num período de 60 dias. Foram utilizados 45 animais, sendo 15 de cada grupo genético distribuídos aleatoriamente em três piquetes contendo Brachiaria brizantha cv. Marandu. Os animais foram pesados antes de entrarem nos piquetes, o peso vivo médio era de 350 kg. Após o período de 60 dias os animais foram pesados e abatidos no frigorífico. Calculou-se o ganho de peso diário através da diferença entre o peso final e o peso inicial dos animais divido por 60 dias. Os resultados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey a 5% para comparar as médias, se necessário, com auxílio do programa estatístico SAEG. Os tratamentos diferem estatisticamente entre si (P<0,05), onde Charolês puro obteve os melhores resultados, seguidos dos mestiços e por ultimo os da raça Nelore. Conclui-se que o animal Charolês puro e mestiço pode ser utilizado para terminação a pasto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











