Aplicações da betaterapia intraoperatória na oncologia veterinária
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i2.76394Palavras-chave:
braquiterapia, estrôncio-90, medicina veterináriaResumo
A betaterapia é uma modalidade de radioterapia que utiliza aplicadores de radiação beta, os quais são usados no tratamento de lesões superficiais. Com o avanço das técnicas terapêuticas, novos protocolos clínicos da medicina veterinária serão estabelecidos e a betaterapia surge como uma opção importante para a realização de procedimentos radioterápicos e consequente estudos para definições de protocolos clínicos oncológicos. O presente estudo relata alguns procedimentos em animais envolvendo betaterapia intraoperatória com aplicador de estrôncio-90 (Sr90). Cinco procedimentos foram realizados, incluindo 1 leoa (Panthera leo), 2 ratas (Rattus norvegicus), 1 fêmea equina (Equidae) e 1 coelho (Oryctolagus cuniculus), sendo todos com neoplasia confirmada. O modelo radiobiológico do TDF (Tempo-Dose-Fração) foi usado para determinar o equivalente radiobiológico dos casos clínicos. As neoplasias acompanhadas em cada caso (1 a 5) diferiram parcialmente das que foram identificadas na literatura consultada sobre a betaterapia intraoperatória em medicina veterinária. Foi observado que a efetividade radiobiológica do tratamento está diretamente relacionada com o valor do TDF. Os casos 1, 3 e 4 apresentaram valores de TDF maiores do que 175, o que implica em maior probabilidade de controle da lesão. Conforme observado no seguimento dos pacientes, o caso 5 (menor TDF) apresentou recidiva tumoral com apenas um mês após o procedimento betaterápico. A betaterapia com aplicadores de Sr90 mostrou-se exequível e de fácil manuseio para os casos clínicos analisados neste estudo, principalmente nos procedimentos intraoperatórios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











