METODOS NUTRICIONAIS PARA INDUZIR A MUDA EM GALINHAS POEDEIRAS EM SISTEMA LIVRE DE GAIOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i3.75081Palavras-chave:
coprodutos, desempenho, muda forçada, sistemas alternativosResumo
Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo, a eficiência da muda forçada
e a qualidade dos ovos de poedeiras da raça Negra Avifran criadas em Sistema Cage-Free com o uso de alimentos alternativos como método de muda induzida. O experimento teve duração de 56 dias, divididos em duas fases. A primeira etapa denominada fase de muda durou 14 dias, e a fase seguinte foi subdividida em dois períodos de 21 dias pós-muda. Foram utilizadas 144 aves, três tratamentos, e seis repetições com 8 aves cada. Os tratamentos experimentais foram: T1 - restrição parcial quantitativa de alimentos; T2 - Milho moído; T3 - Grãos secos da destilaria com solúvel em milho (DDGS). Na fase de muda foram avaliados: dias para cessar a postura, consumo do alimento, porcentagem de postura e a perda de peso das aves. Na fase pós-muda, avaliou-se: a qualidade do ovo, peso do ovo, peso da casca, peso do albúmen, peso da gema, cor da gema, porcentagem de gema, casca e albúmen, Unidade Haugh, produção de ovos, consumo de ração, conversão alimentar por massa e dúzia de ovos. A utilização de milho e DDGS promoveu diferença significativa (p<0,05) consumo de alimento, consumo de ração e cor da gema, que obtiveram valores menores quando comparados ao método convencional. O tempo de consumo dos ingredientes (14 dias) não foi suficiente para que as aves atingissem a perda de peso esperada. Obteve-se um tempo satisfatório para a variável cessar a postura, indicando que a utilização das fontes nutricionais foi eficiente. O milho e DDGS podem ser utilizados como método alternativo à restrição alimentar para a muda induzida de galinhas poedeiras Negra Avifran criadas em sistema Cage-Free, pois não alteram o desempenho e a qualidade dos ovos no período pós-muda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











