MODELOS SINTÉTICOS DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE INJEÇÃO PELAS VIAS INTRAMUSCULAR E SUBCUTÂNEA EM CÃES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v25i4.73089

Palavras-chave:

educação, ensino humanitário, habilidades clínicas, métodos alternativos, substituição.

Resumo

Na Medicina Veterinária, a aplicação de injeções é uma das habilidades clínicas que pode causar ansiedade nos estudantes, interferindo na aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi desenvolver e validar modelos sintéticos de aprendizagem para aplicação de injeção pelas vias intramuscular e subcutânea em cães. A metodologia incluiu a confecção de três modelos sintéticos, sendo um para administração de injeção intramuscular no membro pélvico, outro para injeção intramuscular nos músculos lombodorsais e um terceiro para injeção subcutânea. Foram utilizadas borrachas de silicone de diferentes densidades para a obtenção das consistências desejadas. Os modelos foram acoplados em manequins de pelúcia e passaram por avaliação de médicos veterinários experientes. Após ajustes sugeridos, os modelos foram utilizados em aula por 69 estudantes da disciplina de Semiologia Geral Veterinária. No final da aula, os estudantes responderam a um questionário, para opinar sobre o aprendizado com os modelos, que contava com questões em escala Likert de 5 pontos e questões abertas. A maioria dos estudantes (98,4%) concordou ou concordou fortemente quanto à contribuição dos métodos utilizados para seu aprendizado e 92,6% disseram se sentir mais confiantes para aplicação de injeção no animal vivo. Após aula com o modelo sintético, 20 estudantes tiveram a oportunidade de aplicar injeções pela via subcutânea em cães vivos, sendo que 100% dos estudantes concordaram ou concordaram fortemente que o modelo sintético auxiliou na realização da técnica de injeção no animal vivo. Os modelos se mostraram uma ferramenta eficiente para o aprendizado de aplicação de injeção pelas vias intramuscular e subcutânea em cães.

Biografia do Autor

Tainah Godzinski Pereira, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Medicina Veterinária. Curitiba, PR, Brasil

Acadêmica de Medicina Veterinária na Universidade Federal do Paraná

Bruna Natali da Costa, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias. Curitiba, PR, Brasil.

Médica Veterinária pela Universidade Federal do Paraná

Residência Multiprofissional na área da Saúde, em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciências Veterinárias na Universidade Federal do Paraná

Carolina Trochmann Cordeiro, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias. Curitiba, PR, Brasil.

Médica Veterinária pela Universidade Federal do Paraná

Especialista em Medicina Felina pelo Instituto Qualittas

Aprimoramento em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciências Veterinárias na Universidade Federal do Paraná

Simone Tostes de Oliveira Stedile, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias. Curitiba, PR, Brasil.

Médica Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia

Residência em Clínica e Cirurgia dos Animais Domésticos pela Universidade Federal de Uberlância

Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Godzinski Pereira, T., da Costa, B. N., Trochmann Cordeiro, C., & Tostes de Oliveira Stedile, S. (2020). MODELOS SINTÉTICOS DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE INJEÇÃO PELAS VIAS INTRAMUSCULAR E SUBCUTÂNEA EM CÃES. Archives of Veterinary Science, 25(4). https://doi.org/10.5380/avs.v25i4.73089

Edição

Seção

Medicina e Cirurgia de Pequenos Animais