MODELOS SINTÉTICOS DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE INJEÇÃO PELAS VIAS INTRAMUSCULAR E SUBCUTÂNEA EM CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i4.73089Palavras-chave:
educação, ensino humanitário, habilidades clínicas, métodos alternativos, substituição.Resumo
Na Medicina Veterinária, a aplicação de injeções é uma das habilidades clínicas que pode causar ansiedade nos estudantes, interferindo na aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi desenvolver e validar modelos sintéticos de aprendizagem para aplicação de injeção pelas vias intramuscular e subcutânea em cães. A metodologia incluiu a confecção de três modelos sintéticos, sendo um para administração de injeção intramuscular no membro pélvico, outro para injeção intramuscular nos músculos lombodorsais e um terceiro para injeção subcutânea. Foram utilizadas borrachas de silicone de diferentes densidades para a obtenção das consistências desejadas. Os modelos foram acoplados em manequins de pelúcia e passaram por avaliação de médicos veterinários experientes. Após ajustes sugeridos, os modelos foram utilizados em aula por 69 estudantes da disciplina de Semiologia Geral Veterinária. No final da aula, os estudantes responderam a um questionário, para opinar sobre o aprendizado com os modelos, que contava com questões em escala Likert de 5 pontos e questões abertas. A maioria dos estudantes (98,4%) concordou ou concordou fortemente quanto à contribuição dos métodos utilizados para seu aprendizado e 92,6% disseram se sentir mais confiantes para aplicação de injeção no animal vivo. Após aula com o modelo sintético, 20 estudantes tiveram a oportunidade de aplicar injeções pela via subcutânea em cães vivos, sendo que 100% dos estudantes concordaram ou concordaram fortemente que o modelo sintético auxiliou na realização da técnica de injeção no animal vivo. Os modelos se mostraram uma ferramenta eficiente para o aprendizado de aplicação de injeção pelas vias intramuscular e subcutânea em cães.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











