Perfil do consumidor brasileiro e hábitos de consumo de leite e derivados

José Carlos Ribeiro Júnior, Isac Gabriel Cunha dos Santos, Bianca Pereira Dias, Letícia Ponce Mendes, Ana Paula Ayub da Costa Barbon

Resumo


Objetivou-se verificar o perfil do consumidor brasileiro de leite e derivados, os hábitos de consumo e o seu esclarecimento quanto a qualidade nutricional, sanitária e do serviço de inspeção desses produtos. Foi elaborado um questionário pela ferramenta Google Formulários e enviado pelo meio eletrônico no qual obteve-se 2.052 respostas, que consolidaram 99,9% de confiança. Foram questionados sexo, idade, escolaridade, consumo de leite, predileção por produtos lácteos, local de compra, diferença entre derivados, importância do consumo e sobre o selo de inspeção. Os dados mostraram que 89% dos entrevistados consomem o leite fluido, sendo que 83,5% preferem leite longa vida, 92,3% preferem o queijo como derivado, 72,7% adquire o leite no supermercado. Dos consumidores que adquirem regularmente leite cru (7,3%), 77,3% afirmam não realizar nenhum tratamento térmico que lhe confira segurança microbiológica. Quando questionados se o leite é um alimento saudável, 85,4% o consideram, em contrapartida 70,8% acreditam que o leite pode trazer algum risco a saúde, sem ciência dos tratamentos térmicos que lhe conferem segurança para o consumo. Sobre a ingestão semanal, 38,2% consome mais de cinco vezes. Sobre os símbolos de inspeção sanitária nas embalagens, 34% não sabem o significado, podendo-se inferir que esses consumidores são susceptíveis a aquisição de produtos clandestinos. Conclui-se que existe ainda falta de esclarecimento do consumidor sobre a qualidade nutricional e sanitária do leite e derivados e precisa-se realizar programas de conscientização que visem a minimização de perigos sanitários de produtos clandestinos.

Palavras-chave


Produtos de origem animal; produtos lácteos; queijo; serviço de inspeção

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/avs.v25i2.72429

 Creative Commons License